O GRUPO DE JOVEM SENTINELA DO AMANHÃ
O QUE É UM GRUPO É UNIÃO É SABER QUE SOMOS ÚNICOS QUE TEMOS COMO OBRIGAÇÕES DEFENDER O GRUPO , MUITOS OUTROS GRUPOS FORAM FORMADOS E EM POUCO TEMPO FORAM ACABANDO , NA FORMAÇÃO DE UM GRUPO TEMOS QUE TER AMOR PELA BANDEIRA QUE ELE REPRESENTA , SIGNIFICA QUE TEMOS QUE LUTAR PELO PRÓPOSITO QUE É LIBERDADE DE SAIRMOS OU FICARMOS NÃO CONVÉM ACEITAR SERVIR DOIS GRUPOS MAIS SIM FAZERMOS RESPEITAR UM DELE QUE FOI ESCOLHIDO QUERO AQUI EXPOR QUE , NADA RESOLVE PARTICIPAR DE DOIS GRUPOS E NÃO COLABORAR POR NEM UM DOS DOIS . SABER QUE O GRUPO SENTINELA DO AMANHÃ FOI VARIAS VEZES ENTRAR ENCONTATO COM OUTRAS COMUNIDADES E NEM UMA QUIS NOSSA COLABORAÇÃO , EM NOSSAS NOVENAS COM MAIS DE NOVE COMUNIDADES SE QUER UM JOVEM DELAS VIERAM PARTICIPAR NADA MAIS JUSTO QUE NOSSOS SENTINELA VENHA PARTICIPAR DE COMUNIDADES E DAR VALOR A PESSOAS QUE NÃO TENHA HUMILDADE DE VIR OU NOS CHAMAR PARA UMA VISITA E ACOMPANHAR UM NOVO GRUPO
"FORMAR UM GRUPO NÃO É RETIRAR PESSOAS DE OUTRO E SIM COMPLETAR JUNTOS"
construção do grupo
Um grupo se constrói através da constância da presença de seus elementos na rotina e de suas atividades.
Um grupo se constrói no espaço heterogêneo das diferenças entre cada participante:
- da timidez de um, do afobamento do outro; da serenidade de um, da explosão do outro; do pânico de um, da sensatez do outro; da seriedade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro; da mudez de um, da tagarelice de outro; do riso fechado de um, da gargalhada debochada do outro; dos olhos miúdos de um, dos olhos esbugalhados do outro; da lividez de um, do encarnamento do rosto do outro. Um grupo se constrói construindo vínculo com a autoridade e entre iguais. Um grupo se constrói na cumplicidade do riso, da raiva, do choro, do medo, do ódio, da felicidade e do prazer.
Vida de grupo dá muito trabalho e muito prazer porque eu não construo nada sozinho, tropeço a cada instante com os limites do outro e os meus próprios, na construção da vida, do conhecimento, da nossa história.
Quem acompanha e coordena um grupo deve ter uma idéia do "processo de formação grupal" (caminho) que esse grupo vai fazer. Assim ele(a) garantirá que o grupo em um espaço de tempo seja não só convocado (chamado), mas também conheça a sua própria situação, descubra a comunidade, perceba como é a sociedade, a conjuntura maior que o cerca e como cada pessoa pode interferir e principalmente que essa militância contribua para definir, perceber sua vocação e seu projeto de vida.